sexta-feira, junho 30, 2006

O colega do Miguel

Diz lá que não tens coleguinhas destes lá na tua repartição? Se não tens, tenta por um espelho à tua frente... Já está? Tens que tentar um pouco mais...

terça-feira, junho 27, 2006

O dia seguinte



Comecemos pelo mais importante: Portugal enrabou a Holanda a sangue frio, e foi bom (e por "enrabar" entenda-se "apanhá-los por trás, baixar-lhes os calções, e bardafar-lhes a regueifa enquanto o Maniche lhes marca um golinho").

Ganhar é agradável, mas derrotar é bem melhor, e é esse o sentimento que por aqui se vive: o sentimento de derrota!

Os holandeses são chauvinistas q.b., e não se coíbem de andar vestidos com as cores do país, mesmo quando não há competições desportivas em perspectiva. Foi o que aconteceu em Abril, no dia da rainha, e em Junho, no dia em que festejam a expulsão dos alemães na 2ª Guerra Mundial. Portanto, não foi surpresa o que aconteceu quando o Mundial começou: bandeiras hasteadas, carros e bicicletas adornados, caras e cabelos pintados (mesmo em dias em que a Holanda não jogava), bairros inteiros vestidos de laranja! E depois dos oitavos de final?

1° - a choradeira: Portugal não merecia ganhar, fomos roubados, a culpa é da ministra que não deixou o Kalou naturalizar-se, etc etc.
2° - a consciencialização do facto: é a 2ª vez que Portugal nos elimina, no final ganharam os jogadores com mais experiência, o Van Basten podia ter escolhido outra equipa, etc etc.
3° - a chacota do português: era bom mas acabou-se, heróis do mar nobre povo nação valente e tal e tal, na minha terra "Maniche" significa "enrabador de holandeses", etc etc.

Agora é vê-los retirar tudo o que é bandeira, e tudo o que é laranja das ruas. As lojas fazem super-promoções a todos os artigos relacionados com o Mundial e com a Selecção Holandesa, e os super-mercados deixaram de expor tanta cerveja como dantes. E nos sítios onde estagio?

Ontem houve um gajo que tentou fazer-me uma "chave" no pescoço (tipo wrestling), mas «amigavelmente», e quando tive que me deslocar a meio da tarde ao maior PIF de Roterdão, parecia que me estavam a fazer uma espera: 5 gajos (que cedo se transformaram em 12) aproveitaram o facto de ali estar e desbarataram durante cerca de 15 minutos acerca do jogo. Sem interrupções. Parecia que estavam combinados. E no final, quando finalmente houve uma pausa na desbobinação (foram mesmo 15 minutos de contínuos monólogos!!), eu disse: "Pois, é verdade, mas o que importa é que no final a melhor equipa ganhou". Felizmente coincidiu com a altura em que tive de me ir embora, porque o olhar na cara deles indicava que vinha aí uma resposta, de natureza imprevisível...

Enfim, queria acabar o post com uma triste realidade constatada há uns dias atrás:

  • quando Portugal ganha, ganham os portugueses
  • quando a Suécia ganha, ganha toda a gente!!

Assim é que se deve ver futebol!!

FORÇA SUÉCIA!!!

Para todos os que ainda tiverem paciência para ler as aventuras e desaventuras do jogo, cliquem aqui!

segunda-feira, junho 26, 2006

GOZA COM ELES POR NÓS CARLITOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eu só sei dizer uma palavra em holandês: MANICHE...

sábado, junho 24, 2006

Será que sou só eu que acho?



Será que é da minha vista, ou estes senhores têm parecenças físicas demasiado relevantes para serem ignorados? Tenho para mim que Ricardo Lavolpe e Gilberto Madail são uma e a mesma pessoa... Só assim se percebe como é que os mexicanos falharam tantas oportunidades de golo num único jogo.

quarta-feira, junho 21, 2006

Já deixavas de ter Alzheimer!

Eu não queria publicar isto, mas fui provocado.
O que na verdade aconteceu entre as 0h30 e as 23h de dia 17 de Junho foi isto:
Encontro com Nuno e Cátia.
Jogou-se a primeira partida de setas e... encavadela brutal para o casalinho maravilha.
Nuno suplicou para lhe dar outra hipótese, visto ainda estar com o orgulho (e não só) ferido da última vez que tinhamos jogado setas na companhia do Farinha. Acedi ao pedido! A Cátia passou a vez dela ao Nuno nos primeiros lançamentos. Quer isto dizer que o Nuno jogava duas vezes e controlava o jogo como queria dando-me pontos de um lado e do outro. Convém só frisar que na primeira jogada que fez pela Cátia, o Sr. Nuno jogou um passo à frente (como de resto é seu hábito), tendo acertado assim num duplo centro e no 20. Mesmo com esta aldrabice toda e deixando a Cátia lançar uma média de 8 setas por jogada, consegui ficar à frente do Nuno.
Ora nas minhas contas dá 2-0 a meu favor.
Encontro das 23h, desta vez sem Cátia. Nas primeiras duas partidas, o costume, Miguel em grande sem dar hipóteses a Nuno.
Podia ter virado as costas e juntar mais umas vitórias sem resposta ao meu curriculum, mas lá começam as lágrimas, as súplicas e eu volto a aceder jogar mais umas partidas. Não me esforcei muito nas duas seguintes e o Nuno com os passos à frente do costume, lá ganhou. Os olhos já brilhavam, na perspectiva de poder ficar com um histórico 2-3. Admito que no terceiro jogo me esforcei, mas o homem sem saber como, só acertava nos triplos (metade deles sem interesse, dando deste modo para ver a coerência dos lançamentos do Nuno).
Saiu todo pimpão a dizer que me tinha ganho.
Pensei que tivesses vergonha de escrever fosse o que fosse visto o teu triste historial. Aparentemente não. Mas basta recuar algumas horas no mesmo dia para nos apercebermos que num espaço de 24h o resultado foi de 4-3 a meu favor.
Parece que o Sr. Nuno volta a ganhar o prémio de violada da semana em setas!
Tenho dito...

segunda-feira, junho 19, 2006

E agora para uma coisa completamente diferente


Podia apenas deixar a imagem com uma dedicatória para o Mike, mas vou explicar o que aconteceu.
Sexta-feira, 16 de Junho de 2006
Fomos jogar setas para a Expo. Resultado: Miguel 0 - Cátia e Nuno 1
Sábado, 17 de Junho de 2006
Fomos jogar setas para a Expo. Resultado: Miguel 2 - Nuno 3

A pergunta a colocar é: Quem é que aqui anda a ser Violado?
Tenho dito.

segunda-feira, junho 12, 2006

A 1ª vez em que não disse: FORÇA MANTORRA!

Assistir ao jogo de Portugal foi potencialmente danificante para a minha saúde. Mais do que partir um pé. Como não quero acabar a minha vida da mesma forma que o Dino Meira acabou a dele, resolvi ir fazendo zapping enquanto Angola atacava.

O jogo até começou bem. O Pauleta ia facturando logo nos primeiros segundos do jogo, e depois marcou mesmo. Pensava eu que a partir daí, as coisas iriam ser suaves. Mas lá estava eu armado em optimista.

Uma desgraça no meio-campo, onde a densidade de jogadores portugueses por m² era à volta de 2.6. Atropelavam-se constantemente uns nos outros, e abriam espaços para os angolanos.

O Simão, desde que decidiu que prefere ir para o banco de uma equipa qualquer no estrangeiro em vez de ser capitão do Glorioso, só joga para ele. Era vê-lo a tropeçar na relva, a bater-se à falta... uma tristeza.

O Figo, considerado "melhor em campo", jogou razoavelmente bem enquanto teve forças. No último quarto de hora, embora já quase não se mexesse, ainda foi importante para quebrar o ritmo dos angolanos, ficando-se pelo chão sempre que sofria falta, ou demorando uma eternidade a marcar os livres. Assim é que é!

Os comentadores holandeses acharam que Angola merecia ter marcado um golo, e os ingleses da BBC1 acham que Portugal jogou abaixo das suas capacidades, e que vai fazer melhor nos próximos jogos.

Eu não sei como andam os meios de comunicação portugueses a falar da Selecção Nacional (se com a euforia ou o mal-dizer do costume), mas a verdade é que, em nenhum dos canais que aqui transmite os jogos, é dada muita atenção a Portugal. Não somos vistos como favoritos, nem nada que se compare, e talvez isso até venha a ser benéfico para nós. Até acho que a imprensa portuguesa devia fazer o mesmo, e tirar um pouco a pressão dos ombros dos novos "Magriços".

De resto, somámos 3 pontos, o que sempre é bem melhor do que os Suecos fizeram contra 10!

Para rematar (que trocadilho de qualidade), queria dizer que está disponível no site da FIFA, uma votação online para escolher o melhor jogador jovem deste Campeonato do Mundo. Há 41 candidatos, sendo que só um deles é português, e pela altura em que escrevia este blog, este era o panorama da votação:



Portugal está no Podium



Para todos os que quiserem fazer parte desta votação, aqui vai o link (para votarem, e para dizerem aos amigos para votar também):


sábado, junho 10, 2006

O melhor jogo do planeta - parte 2

O melhor jogo do planeta

sexta-feira, junho 09, 2006

Há esperança!

A minha bossete, disse-me que precisavamos de falar sobre as minhas férias.
Ao que parece ainda vou ter sorte e quem sabe uns diazitos com os meus compinchas retornados e mais um ou outro dos amigos locais...
É só escolher bem a data...

terça-feira, junho 06, 2006

Geen probleem!

Amsterdão é baril!


As nuvens holandesas são bonitas. Cinzentas... persistentes... bonitas. Quando se acorda diariamente às 4:30, e se sai de casa uma hora depois, as nuvens são a tua única companhia. Os pássaros ainda dormem, bem como os restantes 97% da população Roterdonense. E quando te perguntas porque razão estás a pé tão cedo, as nuvens respondem. Numa choradeira parva. E toda a gente sabe que melhor do que chegar ao trabalho a horas, é chegar molhado.
Quando se toma o pequeno-almoço às 5, faz todo o sentido almoçar às 11:30 (10:30 em Portugal continental). Faz todo o sentido, para os holandeses. Para mim, apesar de estar esganado, é ilógico almoçar à mesma hora a que o Gordo começa a coçar o esquerdo (o direito é só lá mais para o fim da tarde).

Bom, para quem ainda não teve tempo para ler o meu outro blog, ando numa fase de introspecção, fase essa que espero dar por terminada antes do Mundial começar, porque senão interfere com a minha fase "adepto fanático". Quanto ao Campeonato do Mundo, é preciso ter cuidado com a Holanda, que tem uma equipa completamente diferente da do Europeu (só 7 permanecem, ficando de fora históricos como o Clarence Seedorf, Edgar Davids ou Roy Makaay), e uns putos que pelos vistos sabem jogar umas coisas. Nesta bela localidade, impera o chauvinismo: as ruas andam todas laranjas, com bandeiras em tudo o que é casa (literalmente). Mas os holandeses são uns vendidos de primeira, e muitos andam vestidos com camisolas do Brasil. Por aqui, toda a gente venera os brasileiros, o que deixa mais espaço para apreciar as brasileiras.

Queria chamar a atenção de Portugal e dos Portugueses para a trupe de iranianos que vive na Alemanha (e por estas bandas também), e que já está acampada nas redondezas dos estádios onde a equipa vai jogar (ainda bem que não há uma Selecção da Ciganolândia, porque senão já havia barracas às portas dos estádios do Mundial de 2014). Mas aqui vai o conselho: se resolverem ir a Frankfurt no dia 17 de Junho, e se depararem com uma mala suspeita, ao abandono às portas do estádio, DEIXÁ TAR SOSSEGADA!!

Claro que, apesar das discutíveis escolhas do nosso Seleccionador (que só ele entende), apoio Portugal. E tenho muito orgulho em usar as cores do meu país...



Com T-Shirt a condizer!

As equipas do meu coração (por ordem de preferência...
...excepto se o Benfica for Campeão d'alguma coisa)

...excepto se chegarmos a jogar contra a Holanda. Aí vou para as ruas tipo puto da JSD, porque ainda me lembro o que custa partir um pé no estrangeiro, e não estou para apanhar uma carga de porrada duma cambada de gajos de que nem percebo a 100% os insultos que me dirigem.

"Hup Hup Holland... éééééhhhééé... Ik hou van Nederland, e tal... éééééhhhéé!!"

Fontes seguras (Pro-Evolution Soccer) asseguram-me que Portugal passa a fase de grupos, o que já é melhor do que a última participação. Mas a verdade é que, sem o João Pinto nem o Sérgio Conceição na Selecção, paira aquela dúvida no ar em saber se há Homem suficiente para afinfar uma marrada nas trombas do árbitro. E jogo sem porrada, nem é jogo nem é nada!

E de futebol estamos quase falados. Queria só mencionar que o Amarante F.C. foi campeão da Distrital do Porto, e por conseguinte subiu à 3ª Divisão Nacional. Por sua vez, o Vila Meã, clube do Concelho de Amarante, que ia destacadíssimo em 1º lugar da sua série na 3ª Divisão, descobriu a meio do campeonato que, caso subisse à 2ª Divisão, não teria dinheiro para se manter lá. Começaram então a tentar perder, mas por mais que o tentassem fazer de uma forma pouco suspeita, não o conseguiram, e também subiram de Divisão. É esta a maravilha do futebol amarantino, que pelos vistos, está de parabéns.

E acabou-se-me a verborreia.




P.S.: Alguns dos posts anteriores tem muita qualidade, e até comentei uns quantos.

P.S.S.: O Pilas mete-m'asco. Ainda bem que tem herpes.

P.S.S.S.: Farináceo, sabes por que jogo são estes gajos fanáticos? Vê as fotos aqui, aqui e aqui!

P.S.S.S.S.: Gordo, descobri a prenda que te vou trazer quando passarmos férias aí, em Agosto; é verde, e podes vislumbrá-lo aqui, aqui, e também aqui!

P.S.S.S.S.S.: Nunes: para quando uns cartoons no Blog?

sexta-feira, junho 02, 2006

Impressionante.

Vi este tipo noutro blog e achei que valia a pena partilhar. Os dois primeiros são só para ter um termo de comparação.
O tipo de borracha